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7 PASSOS PARA EMPREENDER COM UMA FRANQUIA

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Os passos para você que deseja empreender através de franquias como modelo de negócios.

Quando se pensa em empreender e estamos sozinhos nessa jornada, pode ser um desafio e tanto. Mas hoje não é preciso desistir do sonho de ter a própria empresa, basta procurar um modelo que seja mais adequado às suas necessidades. Existem opções que podem dar um empurrão naqueles que estão dando os primeiros passos na vida de empresário. As franquias são um formato de empreendimento consolidado, com uma estrutura de orientação e a vantagem de uma marca (por vezes) conhecida no mercado.

Vamos dar algumas informações e um passo-a-passo do que você precisa fazer para passar por um processo de escolher e formalizar com uma marca estabelecida no modelo de franchising.

Sem pré-conceitos

E antes de julgar mal o investimento no setor de franchising, e dizer que é um mau negócio, saiba que no Brasil, ele teve um crescimento de 9,4% nos três meses iniciais de 2017, em comparação com 2016. Com um faturamento de R$ 36,89 bilhões no mesmo período deste ano, ele está sempre pronto para receber novos investidores. E o franchising no Brasil tem uma variedade de alternativas para quem decide investir.

Se está empolgado com a ideia de ter o seu empreendimento e pensa em ser um franqueado, veja o passo a passo que preparamos para você empreender por aqui.

 

1 – INFORMAÇÕES BÁSICAS DOBRE O SISTEMA DE FRANQUIAS

Você já pensou que tipo de franquia deseja abrir?
Pode parecer simples, porém é fundamental conhecer o ramo no qual irá atuar. Faça uma pesquisa de campo, veja quais são as principais dificuldades e oportunidades que esse ramo tem para oferecer. É importante avaliar o que está sendo oferecido, os valores cobrados, seu orçamento, etc…

Se você leu essas informações e lembrou das etapas de um plano de negócios, acertou! Mesmo que esteja entrando em uma parceria onde parte do planejamento e estrutura é fornecido à você, isso não significa que um plano é dispensável. Já falamos sobre prototipar modelos de negócios por aqui. Portanto, avalie se é vantajoso comprar a concessão de uma marca a partir de informações que podem constar no seu plano. Assim terá mais certeza se é isso que deseja.

É logo neste primeiro passo que você deve decidir se busca apoio para lhe ajudar em todas as etapas da aquisição. Esse é o momento para contratar um consultor ou procurar por intermediários que possam auxiliar na negociação e tirar dúvidas. Buscar a opinião de quem é franqueado, por exemplo, ou investigar sobre os conhecimentos necessários para quem irá atuar neste segmento, ajudando a criar critérios de escolha sobre a franquia que mais pode se adequar ao seu perfil.

 

2 – PREENCHER O CADASTRO

Depois de escolher qual sistema deseja adquirir, chegou o momento de preencher o cadastro que passará pela análise do franqueador. Você pode conhecer o sistema de franquias em uma feira ou mesmo pela internet. Fique atento as informações que irá fornecer. É por meio dessas informações que será definido se você receberá ou não a concessão para utilizar a marca. Claro, também será analisada a região onde pretende instalar a loja da rede.

 

3- ENTREVISTA PESSOAL

Com o cadastro aprovado, a próxima etapa é o encontro com o franqueador. Você terá uma entrevista onde será analisado o seu potencial e também apresentadas informações fundamentais sobre a empresa. Nesse momento a rede já tem interesse que você faça parte dela, agora é seu momento de analisar se o que é oferecido é o suficiente.

Durante o encontro serão fornecidas as seguintes informações:

Franqueador apresenta o negócio e sua viabilidade financeira
Perspectivas de crescimento, lucro e outros itens que dizem respeito a viabilidade financeira da empresa. Aqui a rede mostra as possibilidades de ganhos que você terá juntando-se a eles. É essencial questionar o franqueador todas as dúvidas que surgirem.

Entrega da COF
A Circular de Oferta de franquia (COF) é o documento que irá definir todos os padrões da rede. Informações de taxas, suporte, fornecedores, etc. Pela Lei de Franquias, você não deve assinar nenhum contrato ou pagar taxas por pelo menos 10 dias após a entrega desse documento. Esse período é garantido para que você possa ler todos os itens e tenha tempo de decidir se a oferta é a que procura.

 

4 – PONTO APROVADO

A escolha do local adequado para a implementação do seu negócio é muito importante. Em alguns casos o franqueador precisa aprovar o ponto que será utilizado durante o período de contrato. Portanto, tenha em mente qual lugar será mais vantajoso para o seu tipo de negócio.

No Smart Mall, por exemplo, serviços e produtos de conveniência são o “core” de operação, ou seja, o perfil principal da atuação. Mas mesmo que seja uma loja de varejo, avalie a localização, a estrutura, a vizinhança, os outros negócios que compõem o “tenant mix”, além da exclusividade em segmentos, como é neste caso. Aqui só podem existir um “negócio” para cada segmento.

Tenha atenção às taxas que serão cobradas (além de aluguel e condomínio), verifique se elas estão previstas nas estimativas fornecidas pelo franqueador, revise essa etapa em seu plano de negócios. É importante que esse mesmo local esteja locado pelos anos previstos no seu contrato com o franqueador.

 

 

5 – ASSINATURA DE CONTRATO

Passado o momento de pesquisa e conversa com o franqueador, você decidiu de qual franchising deseja se tornar um franqueado. Esse é um momento muito importante e que exige atenção total da sua parte: a assinatura do contrato. Muitas empresas usam um contrato padrão para todos os franqueados, porém podem ser realizadas algumas alterações que vão depender diretamente das negociações feitas durante a conversa na reunião.

Nesta etapa você pode sentir necessidade de falar com um advogado, que vai ajudá-lo a avaliar as cláusulas e a entender melhor quais os seus direitos e deveres nessa parceria. Tenha atenção principalmente as partes onde são tratados o tempo de contrato, possibilidade de venda do negócio, se existe uma proibição de atuar no mesmo segmento após o encerramento do mesmo, se existe alguma espécie de multa, etc.

Tudo deve ser analisado antes, pois após a assinatura você passa a ter prazos que devem ser cumpridos da implementação da loja em si, sendo que o contrato de uma franquia normalmente tem uma vigência de cinco anos. Portanto, toda e qualquer decisão precisa ser tomada antes de assumir esse compromisso.

 

6 – TREINAMENTO INICIAL

Antes de abrir a franquia, todos os novos franqueados passam por um treinamento que vai deixá-los a par de como gerir o empreendimento, informá-lo dos produtos e serviços que serão comercializados, padrões de atendimento e formação de equipe, entre outros. Tenha em mente que é um momento fundamental da sua jornada dentro da franchising. Absorva todo o conhecimento que está acessível.

Após essa etapa absorvendo conhecimentos você estará preparado para contratar a sua equipe e colocar em prática tudo que aprendeu. Será uma jornada de sucesso!

 

7 – ABERTURA DA LOJA

Chegou o grande dia! Após a abertura de sua loja é o momento colocar em prática tudo que aprendeu nos treinamentos da rede. E é após o início da operação que você passa a pagar as taxas relacionadas ao sistema de franquias, como royalties e taxa do fundo de publicidade.

Mantenha-se sempre em contato com o franqueador, tire dúvidas, dedique-se e sucesso!

Os casos de sucesso mais recentes do Smart Mall são a abertura da filial em Americana da academia Smart Fit e a abertura da Damme – esmalteria express que trouxe a sua segunda unidade para “o coração da Brasil”.

E se aceita um último conselho a respeito de franquias: nunca considere copiar um modelo de negócio sem saber tudo sobre como aquele empreendimento ou mercado funcionam e, principalmente, sem ter plena afinidade com o segmento. Alguns consultores de negócios costumam desprezar a premissa da proficiência e, por vezes, arriscam a sobrevivência do aspirante a empresário, com atitudes assim. Fique esperto. Seja Smart!

Queremos crescer ainda mais, juntamente com o seu negócio!

Por isso, o convidamos a abrir uma filial no Smart.

Se preferir agende um horário com a superintendente de expansão e novos negócios:
ligue para 19 2109-4405, ou escreva para falecom@smartmall.com.br

Horário de atendimento: de Segunda à Sexta, das 8h às 17h.

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