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BLACK FRIDAY: COMO PARTICIPAR SEM PREJUDICAR SEU NEGÓCIO!

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Desconto sem Prejuízo: como participar da Black Friday sem Prejudicar seu negócio!

Oferecer descontos e combater a concorrência nem sempre garantem sucesso para sua empresa.

Que a Black Friday é uma data voltada para o consumo todo mundo sabe. Mas será que baixar seus preços é a melhor coisa para sua empresa?

De acordo com os dados do Compre & Confie, em 2019 a previsão de crescimento do consumo durante a Black Friday é 19% superior em relação ao ano passado. São esperados quase 3,5 bilhões de reais movimentados só no mercado de e-commerce. Então sim, a Black Friday parece (e pode ser!) uma ótima oportunidade para seu negócio.

 

Mas o que parece uma garantia de resultados positivos pode acabar provocando sérios prejuízos se você não fizer a gestão do seu negócio de maneira antecipada e corretamente.

 

 

 

 

Não se baseie APENAS na Concorrência

Para fazer da experiência da sua empresa na Black Friday (e em qualquer período de promoção) algo bom, é necessário entender seu momento e trabalhar em um planejamento detalhado. Qualquer negócio pode se posicionar e elevar seu faturamento durante esse período, mas aproveitar oportunidades sem a devida organização financeira pode ser a receita para prejudicar o fluxo do seu caixa.

Uma das formas de entender se sua participação na Black Friday de fato vale a pena é lembrar que é necessário fazer o levantamento dos seus custos e despesas antes de comparar seus valores com a concorrência e acabar baixando seus preços de maneira errada.

Pequena ou grande, qualquer empresa tem gastos com funcionários, fornecedores, contas, impostos e etc. Um pequeno empreendedor, porém, devido à sua capacidade de absorção de demandas ser reduzida, provavelmente tem uma margem menor entre os ganhos e gastos de seu caixa. Assim, oferecer um serviço de valor semelhante ao de uma grande empresa, que possivelmente consegue diminuir seus valores com menor impacto, é se prejudicar.

Por essa razão, cobrir um desconto ou igualar o valor do seu serviço ao do seu concorrente sem avaliar as diferenças dos serviços prestados, capacidade de suporte e calcular corretamente seus gastos pode causar prejuízo.

Quantidade de Vendas X Sucesso

Outro ponto de atenção é você entender que nem sempre ter uma alta demanda é sinônimo de sucesso. Sua empresa precisa ter lucro, fundamento básico de qualquer empreendedor, e dependendo do movimento gerado por sua promoção, os custos para manutenção do seu serviço e do suporte aos clientes podem ser desvantajosos.

Então vender muito, a um preço menor, pode não ter o impacto positivo que você imagina. Muito pelo contrário: pode gerar uma demanda e um gasto maiores que os esperados.

Qualidade acima de Preço

E vale lembrar que mesmo com valor promocional, seu serviço precisa manter a qualidade. Afinal de contas, com maior demanda mais pessoas serão impactadas e conhecerão mais sobre você e sua empresa. Nesses momentos é importantíssimo manter a reputação do seu negócio intacta. O boca a boca de clientes satisfeitos é sempre uma ótima (se não a melhor!) propaganda, independente do valor que eles pagarem pelo seu serviço.

Então antes de abaixar seus preços simplesmente para “aproveitar” a Black Friday ou bater de frente com a concorrência, pense se é possível absorver a quantidade estimada de novos clientes mantendo sempre sua reputação em relação à qualidade dos seus serviços e o seu fluxo de caixa positivo.

 

Dicas finais

Como você pode perceber, PLANEJAMENTO é a palavra chave para participar e aproveitar de forma vantajosa as datas de aquecimento do mercado. Com o planejamento correto e controle das finanças do seu empreendimento, é possível embarcar na Black Friday de forma consciente oferecendo seus serviços de maneira segura para o cliente e para seu negócio.

E se você acha que não está preparado para a Black Friday deste ano, não tem problema! Comece agora mesmo o planejamento financeiro da sua empresa e participe na próxima edição, com segurança e sem correr riscos desnecessários.


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