Já é de censo comum que sua empresa deve conhecer os seus públicos de maneira profunda e que, por meio da análise de comportamento de seus clientes, é possível aumentar as vendas de sua empresa.
Existem vários fatores deste comportamento que influenciam diretamente na jornada de compra de cada indivíduo. Você conhece estes fatores? Venha com a gente e descubra quais são eles!
A CULTURA DO CONSUMIDOR
Podemos afirmar que este é o principal fator de decisão no momento de compra de um produto.
Quando falamos no fator cultural, devemos compreender algo muito mais restrito do que o país, estado ou crença de um indivíduo.
O fator cultural leva em conta, além destes elementos, questões como o tipo de criação (se foi criado no campo ou na cidade), o pertencimento a tribos urbanas e outras influências diretas, como livros, programas ou músicas de preferência do indivíduo.
É por meio do fator cultural que a pessoa vai atribuir valores e definirá o quanto isso vai influenciar em sua decisão de compra.
O PAPEL SOCIAL
O papel social está diretamente ligado às funções que o indivíduo exerce dentro da sociedade.
Este fator ocorre, principalmente, pelo desejo de adquirir produtos que representem a condição social dele.
Dentro dos elementos que influenciam o papel social, compreendemos a condição econômica, os círculos sociais, a profissão e o status familiar ou de relacionamento do indivíduo.
A ETAPA DA VIDA
Quando comparamos os comportamentos de um adolescente e de uma pessoa com mais idade, percebemos que cada um possui um tipo diferente e, por sua vez, os fatores que afetam a sua decisão de compra também divergem.
Uma pessoa mais jovem, geralmente, opta por soluções mais em conta e mais limitadas por estar no início de sua vida profissional e não estar financeiramente estabelecido.
Já uma pessoa mais velha, com uma situação financeira mais estável, pode optar por soluções mais completas, mesmo que sejam mais caras.
OS MEDOS E FRUSTRAÇÕES
Como o próprio nome já diz, estes fatores afetam a decisão de compra quando há alguma necessidade a ser atendida.
O medo é um fator de grande influência, por exemplo, no ramo da venda de seguros, afinal, se a pessoa acreditasse que nada de ruim vai acontecer, ele não o contrataria, certo?
Quando enxergamos o fator das frustrações, podemos exemplificar os inúmeros spas e centros de beleza que existem. Quando as pessoas estão insatisfeitas com seu corpo ou aparência, elas os procuram.
A PERSONALIDADE
Pode-se atrelar este fator ao estilo de vida de um indivíduo. Apesar da influência dos fatores anteriores, cada indivíduo é único em sua maneira de ser.
Podemos classificar a personalidade de um indivíduo em quatro categorias:
- analítico: é um perfil mais controlado e que baseia suas decisões com seriedade e racionalidade em todas as fases da jornada de compra;
- condutor: este perfil é mais dinâmico em relação à tomada de decisões e prefere estar sempre no controle de uma negociação;
- amável: é afetado com mais facilidade pelas relações pessoais, buscando primeiro estabelecer um relacionamento para, então, optar pela aquisição de um produto;
- expressivo: são aqueles que gostam de estar próximos a outras pessoas que o reconheçam, possuem uma visão ampla das situações e têm alto poder de persuasão.
É fundamental não ignorar as características de cada público na elaboração de um planejamento de marketing e, ao levar em conta estes fatores, com certeza, você terá o embasamento necessário para elaborar ações mais assertivas e com um retorno superior.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o comportamento que influencia na jornada de compra do consumidor, compartilhe esta postagem em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!
Por Felipe Littger – Para o site DNA Shopper
Leia o artigo original em http://bit.ly/FelipeLittger
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