Um dos segredos do sucesso da maioria dos negócios é o ponto comercial. Ter colaboradores treinados, um bom produto e preço favorável são importantes, mas se a localização do seu empreendimento não for adequada, pode levar ao fechamento das portas.
Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos internos e externos do empreendimento que podem influenciar nas vendas.
Para ajudar, selecionamos aqui alguns itens essenciais a serem analisados para que o ponto comercial torne o seu negócio em sucesso.
Aprecie a leitura!
SAIBA COMO ESCOLHER O PONTO COMERCIAL PERFEITO AQUI!
Perfil do público
Definir o público-alvo é o passo inicial no plano de negócios de qualquer empresa. Quando se analisa o perfil dos clientes com antecedência, é muito mais fácil criar estratégias para ampliar as vendas.
Definir a faixa de renda e hábitos de consumo do público ajuda a identificar melhor a região em que essas pessoas estão presentes. Por exemplo, regiões próximas a universidades acabam tendo muitos estudantes, logo é um ponto onde terá pessoas mais jovens morando/circulando.
Aluguel
Na hora de escolher o ponto comercial da sua franquia, verifique se o valor do aluguel está adequado com o seu plano de negócios e quais as condições para renovação do contrato. De nada adianta ter um ponto incrível se isso não for lucrativo para sua empresa e acabar dando prejuízos. É preciso verificar também outros valores que entrarão no planejamento, como o valor do condomínio, instalações, possíveis reformas, ampliações e a divulgação.
Vizinhança
Nesse processo, deve-se considerar uma análise da concorrência próxima ao local que pretende se instalar. Porém, o isolamento pode ser um risco. Se não há nenhum negócio por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região. Por sua vez, a incompatibilidade com outros negócios próximos pode afastar o cliente. Imagine só uma loja de perfumes próxima a uma peixaria.
Acessibilidade
Outro detalhe a ser percebido para quem está buscando um ponto comercial para uma nova franquia é oferecer área de estacionamento. Em alguns modelos de franquias isso é essencial para o sucesso do negócio, como no caso de alimentação e lavanderia. Se o espaço não comporta estacionamento próprio, vale pensar em um convênio particular próximo do local.
Além disso, é importante pensar no acesso de cadeirantes e pessoas portadores de outras necessidades especiais, implementando rampas de acesso ou oferecendo outras entradas.
Visibilidade
A capacidade de exposição do local é um dos pontos principais na hora de escolher a localização da sua franquia. O seu comércio precisa chamar atenção e ser visto de longe (uma boa opção é instalá-lo em uma esquina).
Árvores bloqueando a fachada ou letreiro da sua franquia prejudicam a visibilidade e exigem uma nova estratégia. São raros os casos, mas considere um local sem árvores em frente ao seu
A iluminação também faz diferença. Se a rua for bem iluminada, seu comércio será percebido mesmo durante a noite. Vale também para a segurança do seu empreendimento e do cliente.
Aspectos legais
É necessário ficar atendo também às regularizações de acordo com o local e licenças exigidas. Antes de fechar contrato, faça uma consulta na prefeitura para confirmar se o determinado tipo de negócio pode funcionar naquele endereço.
Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade. Uma parte do dinheiro do investimento deve ser reservada para o pagamento das taxas de obtenção do primeiro alvará.
Dicas finais
Não se esqueça também de investir em boas estratégias para divulgar sua marca, afinal atrair clientes para seu estabelecimento é fundamental.
Agora que você já soube um pouco mais a respeito de um bom local para empreender, ou quem sabe, já expandir para uma filial, fale com o Smart Mall e participe da Expansão do Tenant Mix.
E aproveite para deixar o seu comentário.
Queremos crescer ainda mais, juntamente com o seu negócio!
Gostou? Ajudamos você a expandir seus horizontes.
Por isso, o convidamos a abrir uma filial no Smart.
Se preferir agende um horário com a superintendente de expansão e novos negócios:
ligue para 19 2109-4405, ou escreva para falecom@smartmall.com.br
Horário de atendimento: de Segunda à Sexta, das 8h às 17h.