Na hora de abrir uma loja, sempre surge a dúvida: onde abrir meu negócio para obter mais sucesso? Neste artigo para empreendedores, Melitha Prado, advogada especializada em franchising, nos escreve e responde qual desses locais é o ideal para seu tipo de empreendimento.
É uma questão que devemos sempre analisar, ainda mais nos dias de hoje, pois envolve todo o mercado varejista ou mesmo, o de serviços.
O que é melhor? Abrir uma loja em um centro comercial ou shopping ou abrir uma loja na rua?
São mercados diferentes, e dependendo do seu segmento de atuação e da marca que você vai representar, existem negócios que se dão muito bem na rua e tem negócios que se dão muito bem um centro comercial.
O que vai orientar uma decisão como esta, pode ser o fluxo de pessoas que será necessário para alcançar a rentabilidade que você almeja ou necessita para o seu negócio ou vai depender da facilidade de acesso que terá de oferecer, entre outros requisitos que devem ser analisados.
Uma opinião do diretor do Smart Mall em Americana, é que fluxo de pessoas, por exemplo, pode ser um fator positivo, mas isso não exclui o empresário de fazer a “lição de casa” em marketing e cuidar muito bem da sua divulgação.
Em se tratando de franquias, um franqueador, pode oferecer um modelo que só trabalhe em rua ou que só trabalhe em centros comerciais e shoppings. Isso por quê há algumas marcas que, através de estudos de viabilidade e alguns anos de experiência na consolidação de seu modelo, já apresentaram dados suficientes para se concluir que, aquela determinada marca não funciona bem em rua ou não cabe em shopping por ter necessidades de toda uma estrutura ou uma conveniência para trazer o consumidor para seu ponto de vendas, por exemplo.
Fatores como segurança, comodidade e conveniência atraem cada vez mais o público para os centros comerciais. A facilidade das soluções e as opções de produtos pesam na escolha do consumidor pelo seu ambiente de compra. Assim como para o investidor que vê no shopping center a possibilidade de garantir mais segurança para sua loja e também atingir seu target diante do público frequentador.
O Smart Mall tem formado ao longo dos anos, um tenant mix bem interessante, com a proposta de que sejam negócios voltados à prestação de serviços ou conveniências, bem como lojas que sejam únicas. Além de ter em sua diretriz, que seu tenant mix terá sempre um único negócio de cada segmento, a intenção do local é que, seja reconhecido por negócios que só existam no Smart.
É certo que, empresas que queiram levar uma filial ao Smart, serão bem-vindas, pois o importante para que se possa tomar a melhor decisão na hora de empreender, é ter muito claro o modelo de negócio que se alinha com seu perfil.
Definir com clareza qual produto vai comercializar e para quem vai vendê-lo são os primeiros passos para a decisão
O empresário deve saber qual é o produto ou serviço que vai ofertar, para quem deseja vender e de que forma vai atender esse público. “Isso porque não adianta ter foco no público A e abrir a loja em lugar frequentado pelo público C”, explica Paulo Ancona, da consultoria empresarial Vecchi Ancona. E essa dica é válida tanto para quem visa abrir loja em um mall quanto na rua.
Planejar o investimento é muito importante e ficar atento às cobranças que envolvem abrir a loja em um shopping. As principais taxas para manter o ponto no shopping são o aluguel, o fundo de promoção (valor para divulgação e publicidade do empreendimento) e o condomínio, que somados formam o chamado o custo de ocupação. Além do investimento inicial chamado luva que corresponde à compra do ponto comercial.
No caso do Smart Mall, o fundo de promoção foi extinto, e as luvas não são cobradas, gerando um custo mais acessível ao empreendedor que esteja alinhado com o conceito de trazer e agregar mais serviços, conveniências e facilidades a quem frequenta o coração da Avenida Brasil, em Americana.
Os casos de sucesso mais recentes do Smart Mall são a abertura da filial em Americana da academia Smart Fit e a abertura da 2ª franquia da Damme – esmalteria express na cidade.
Queremos crescer ainda mais, juntamente com o seu negócio!
Por isso, o convidamos a abrir uma filial no Smart.
Se preferir agende um horário com a superintendente de expansão e novos negócios:
ligue para 19 2109-4405, ou escreva para falecom@smartmall.com.br
Horário de atendimento: de Segunda à Sexta, das 8h às 17h.