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BOAS E VALIOSAS LIÇÕES PARA VENDER SEUS PRODUTOS NA INTERNET

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Se montar uma loja virtual é sinônimo de atalho para um comércio “mais simples”, é melhor ler este artigo até o fim, antes de empreender.

Você já pensou em montar um e-commerce, ou como se diz popularmente, uma loja virtual, para vender alguns produtos através da internet, acreditando que não precisa alugar nenhum espaço físico, que é algo que não dá trabalho ou até, que dá pra ajeitar um quartinho no fundo da sua casa para poder começar?

Pensando em tudo isso, o Smart Mall preparou este artigo com valiosas dicas, lições e orientações para que possa fazer algo além de abrir uma simples loja online.

Não há dúvidas, que a internet é o maior canal de venda do mundo, mas montar uma loja virtual parece ser algo muito fácil, mas na verdade é um pouco desafiador, existem muitos pontos que você precisa conhecer antes de começar com tudo isso.

Vamos juntos!

 

Qual é o público que você vai escolher?

O primeiro passo é definir o público. É muito importante, pois é com essa definição que a empresa vai seguir a sua jornada, é nesse propósito que a loja vai existir, e como se portar conforme o atendimento, por exemplo, uma loja de roupas infantil, é claro que a grande maioria do público vai ser mulher, então as estratégias ao ser dar início com atendimento personalizado para mamães.

escolha para quem você vai vender

Tenho que ter reserva guardada para comprar produtos para revender?

Na condição de você não produz os produtos, ter uma reserva guardada é muito, senão, primordial. É do mesmo pensamento de ter um “capital de giro”, para seu negócio. Assim, reservando a margem de custo dos produtos, sempre é possível fazer as compras dos produtos e não deixar seu estoque vazio.

 

De onde comprar produtos para revender nas lojas virtuais?

O comércio nada mais é do que comprar bem e vender melhor. Então, se for comprar produtos para revender é bom saber onde comprar os produtos, sites de fornecedores, Mercado Livre, sites da china (AliExpress), atacados, distribuidores ou em lojas do seu bairro.

 

Eu já tenho o nome, como faço para saber se eu posso comprar o endereço eletrônico?

Primeiro passo após a definição do nome, é fazer a pesquisa para saber se o nome está disponível ou não, no site da FAPESP, a instituição que rege as regras dos domínios eletrônicos no Brasil: registro.br.

 

Registrando um domínio na internet

 

Caso não tenha disponibilidade do nome que você queira, obrigatoriamente você terá que mudar o nome da loja por conta desse empecilho. Ou utilizar alguma estratégia de nomenclatura para se diferenciar de quem já tem um nome parecido com o que você criou ou decidiu utilizar.

Exemplo de nome da loja online com um diferenciador, o fit, na frente do nome

 

Qual é o valor do domínio?

O valor do registro de domínio, ou seja, da licença de uso do seu “endereço” na internet,  é em média R$40,00/Ano, lembrando que este custo, é além do valor da hospedagem, que iremos tratar mais adiante.

Para fazer o registro preciso de CNPJ?

Não, você mesmo pode comprar o domínio eletrônico com CPF mesmo. Afinal, o importante é começar, tirar a ideia do papel.

Uma dica muito importante, é que hoje em dia existe a obrigação por lei, que se coloquem todos os dados no rodapé do site, com CNPJ, endereço telefone, inscrição estadual etc..

Como meu cliente vai receber o produto na casa dele?

Definir qual vai ser a forma de envio do produto: se vai ser pelo correio? Transportadora? Entrega por motoboy? Pessoalmente? Definindo isso, o custo também vai ter que ser embutido no preço do produto final para o cliente.

entregas podem ser feitas pelos correrios ou transportadores, motoboys e outros meios

 

Os correios cobram mais barato de quem tem CNPJ?

Sim, pouca coisa, mas tem caso tenha o CNPJ o correio tem um contrato que sai um pouco mais barato o frete, vale conferir com os correios mais próximo de você.

Defini o nome do site, já comprei o domínio eletrônico, e agora vou montar um site, ou contrato uma plataforma?

Existem várias maneiras de você colocar o site no ar, são diversas soluções que vão do contratar um programador Web, que possa desenvolver uma loja pra você, assim como existem empresas especializadas em plataformas prontas, que você mesmo pode editar e alterar o site ou produtos com muita facilidade.

Se você está começando e não entende muito, é interessante escolher uma plataforma pronta. Conheça abaixo, uma breve seleção de algumas delas que fizemos para você:

exemplo de lojas virtuais prontas

 

COM O MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO:

 

JÁ PARA UM NÍVEL AVANÇADO:

Tenho que pagar algum valor mensal?

Isso vai depender da plataforma que você contratar, existem algumas que oferecem um Plano Free (gratuito), mas com certas limitações. Outras com planos de contratação gratuitos e alguma comissão sobre as vendas. O que vale no início, é avaliar o que pode ser o cenário ideal para o seu momento.

Acesse a plataforma que deseja consultar e avaliar para o seu caso e procure por uma aba que costuma se chamar Planos ou Preços, para consultar os custos de adesão.

 

O que é hospedagem?

Pense no conceito de um hotel, que permite que seu site pernoite em um quarto, para ser acessado pelas pessoas. É uma analogia bem rasa mesmo, mas é o local onde fica instalado ou “disponível” o seu site, é como se fosse um computador que fica ligado 24 horas por dia, pois assim que alguém acessar o servidor irá apresentar o site instalado para o seu cliente.

Geralmente nas empresas mencionadas acima, o valor da hospedagem já está embutido, o que já é uma vantagem em certos casos, mas avalie que, se faz parte do custo, caso decida fazer por conta própria, terá que pagar para alguma empresa de hospedagem armazenar seu site em algum servidor.

Uma boa recomendação, neste caso, são a Hostgator no Brasil, e a ValueHost, com preços bem adequados e ótimo suporte.

Como que vou receber do meu cliente?

Definir a forma de pagamento, PagSeguro, Moip, MercadoPago, se for fazer com a CIELO precisa de ter o CNPJ. Em se tratando de um marketplace, uma vitrine de um site notório – por exemplo: MercadoLivre, a função de pagamento se realiza pela plataforma.

Se o caso for um site ou uma loja virtual como as da Tray, o gateway de pagamento, ou seja, a forma de pagamentos online, é de fácil integração.

Depois que tudo isso estiver pronto, é hora de entrar na plataforma e começar a cadastrar os produtos, utilize imagens que realmente chamem a atenção, imagens boas e de qualidade que ajudem a valorizar ainda mais o produto.

Se o seu produto não é à pronta entrega, deixe isso muito bem visível e expresso no seu site. Informe sobre a política de compra e devoluções, a forma de pedir, como funcionam as encomendas ou algo assim, para evitar problemas maiores e a frustração de seus clientes.

 

Loja confiável.

Quem tem uma loja, está gerenciando, dinheiro, confiança e expectativa das pessoas, então não sobra espaço para não ser sério, e muito responsável na gestão desses atributos essenciais.

Uma boa forma de aumentar a segurança da loja virtual é aderir aos certificados digitais. O SSL, por exemplo, é um protocolo que garante que as informações trocadas entre empresas e internautas sejam criptografadas antes de saírem da máquina do emissor. Elas só serão descodificadas quando chegarem ao destinatário final.

Dessa forma, caso alguém ou algum software consiga interceptar uma transferência de dados, provavelmente não conseguirá interpretar o conteúdo, o que garante maior segurança a ambas as partes.

Seu site tem que ser fácil de usar.

Imagine quando seu cliente está navegando na internet, sem alguém orientando ele a entender seu site, reflita se ele tem ou não, dificuldade para compreender como que faz a compra, do início ao fim. Para que a jornada de compra não seja confusa ou cheia de obstáculos, o site tem que ser simples e prático, para facilitar ao máximo a vida do cliente e a experiência que ele tenha no seu site.

Coloque sempre o número de telefone visível em seu site, para que seu cliente entre em contato facilmente com sua empresa. Mas considere que, os canais que definir utilizar (por exemplo: telefone, WhatsApp), devem atender de forma estratégica o cliente. E o atendimento precisa ser rápido.

 

Fotos ampliáveis

Descrição de cada produto: por exemplo: tamanho em centímetros do produto, medidas de largura e altura, e para que não é desejado o produto, assim dá mais segurança para quem compra à distância.

 

Como as pessoas irão encontrar meu site?
Como que devo fazer a divulgação?

Diferente de um ponto comercial, que tem vendedores na porta, o comercio eletrônico precisa atrair clientes o tempo todo, para isso você precisa divulgar o seu site:

Plataformas de sites de busca como Google, Yahoo, Bing, etc.

Redes sociais – Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, etc.

E investir uma boa quantia em anúncios bem direcionados, tanto para atração como para conversão, para que a empresa possa ser bem encontrada na internet e receba recorrentemente as receitas proveniente das vendas.

Qual é o perfil do consumidor Online? Quem compra pela internet, quer qualidade com preço baixo, aprenda a negociar direto com seus fornecedores.

Antes de lançar cada produto na internet, pesquise o gosto do consumidor.

Tenho que ter muitas variedades no meu site?

Tem coisas que o internauta faz questão, é a variedade de produtos exposto no seu site para eles, e não só adianta ter estoque grande, e não ter organização, pois assim que o cliente compra, ele quer receber o mais rápido possível a mercadoria.

 

Foto de Andrea Piacquadio

 

Dicas finais

Reforçando o que já foi dito anteriormente, lembre-se de que divulgar o seu negócio é fundamental para o sucesso. Portanto, marque presença nas redes sociais.

Além disso, que tal criar um blog, que pode ser uma parte de seu site, para divulgar a sua loja do que quer que seja, com conteúdos relevantes para seu público ideal?

Não se esqueça também de investir em boas estratégias para divulgar sua marca em canais  e meios tradicionais, afinal atrair clientes para seu estabelecimento é fundamental.

Agora que você já sabe como montar uma empresa no segmento dos Queijos e Vinhos, aproveite para deixar o seu comentário!


Queremos crescer ainda mais, juntamente com o seu negócio!

Gostou? Ajudamos você a expandir seus horizontes.

Por isso, o convidamos a abrir uma filial no Smart.

Se preferir agende um horário com a superintendente de expansão e novos negócios:
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Horário de atendimento: de Segunda à Sexta, das 8h às 17h.

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