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COMO MONTAR UMA LOJA DE DOCES DE ARRASAR

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Mesmo não sendo criança, é impossível passar diante de uma loja de doces, sem alguma memória afetiva!

Você já pensou em montar uma loja de doces e guloseimas e não sabia como começar?

Então se você considerou algum dia, empreender nesse ramo, quem sabe abrindo uma loja no Smart Mall leia este artigo com tudo o que você precisa saber para montar uma loja de doces de sucesso e saborear bons lucros do negócio.

O segmento é bem amplo, desde a revenda de produtos industrializados a um mix de produtos artesanais e até mesmo, os de confeito próprio, todos com boas margens de rentabilidade. O que vale a reflexão sobre o modelo de negócio que faz mais sentido para você e o seu momento de vida atual, para montar algo adequado ou bastante diferenciado.

 

Então veja como montar uma loja de doce de sucesso.

Hoje vamos falar daquelas lojinhas pequenas e cheia de balas, chocolates, doces e que vivem cheias de gente.

Esse tipo de loja oferece muitas variedades que acaba tornando um dos grandes motivos de sucesso delas, clientes que adoram doces, salgadinhos, biscoitos, bombons, para fazer uma refeição rápida ou um local muito próximo de restaurantes, as pessoas utilizam dessa loja para fazer sobremesas rápidas ou até presentear alguém.

 

Onde eu devo montar uma loja de doces?

Você já percebeu que essas pequenas lojas, sempre estão no caminho de grandes calçadas movimentadas, e perceba, sempre cheias esse é um dos principais motivo de sucesso dessas pequenas lojas para negócio, é a escolha do local, tem que se um ponto movimentado.

Indícios de uma boa localização é quando está próximo a escritórios, perto de escolas, passagens de calçadas com grande fluxo de pessoas, é nesse fluxo rápido que as pessoas irão dar uma passadinha para pegar um chocolate uma bala, um biscoito, um docinho ou alguma coisa pequena para fazer uma refeição rápida.

 

 

Mas o que é “movimentado” que realmente devo valorizar?

Vamos reforçar aqui, esse ponto tem que ser bem movimentado, mas de pedestre, não caia no erro que seja uma avenida movimentada apenas de carro e ônibus, pois para seu cliente parar o carro e estacionar, vai ser mais difícil do que uma pessoa passando a pé.

Então se você for alugar um imóvel, não vá somente pelo preço e observe bem o movimento de pedestres, nem que seja um preço mais alto, pois esse valor você terá a chance de recuperar do investimento com o retorno mais rápido se estiver mais alinhado com seu público alvo.

 

 

 

O que eu devo oferecer nessa pequena loja de doces?

É ter uma variedade de produtos, ou seja, mix de produtos, boa parte das lojas pequenas chegam a ter mais de 4 mil itens de produtos diferentes.

E com tanta variedade de produtos é preciso organizar o espaço para que o cliente que procure com rapidez, assim o gerenciamento das categorias deixa a loja mais fácil acesso, e tudo tem que ficar no setor separados por tipo de produtos, se caso você tiver dúvida como fazer, basta ir em algum supermercado grande porte, que você pode fazer sua pesquisa por lá, nele você pode encontrar várias reflexões.

 

 

 

Uma boa opção é dividir a sua loja em seções

Veja como separar os segmentos:

  • Área fitness, produtos sem lactose, sem glúten, e sem açúcar
  • Área de biscoito com produtos matinais,
  • Área só de doces e guloseimas,
  • Área de produtos laticínios: Danone, iogurte, leite etc…

Como garantir um bom fluxo de pessoas na minha loja?

A guerra de preços é um problema latente em todos os segmentos em que os negócios são todos parecidos e não se destacam uns dos outros. Por isso é muito importante ter um plano estratégico de marketing, onde o preço baixo pode ser um atrativo de convite a visitação, e pode ser interessante fazer promocões de produtos, mas não se engane, pensando que é a única forma.

Separe algumas gôndolas, com preços convidativos, e promova, ou seja, deixe bem em evidência ou dê algum destaque na porta da sua loja. Como por exemplo, usando um cartaz que seja escrito manualmente, e faça bem grande, caso tenha sido impresso digitalmente, faça com letras grandes para chamar atenção do seu público, para que a pessoa possa visualizar rapidamente.

 

conseguir fornecedores e mais dicas para montar uma loja de doces

 

Trabalhe com alguns pontos de percepção

Trabalhe com números quebrados, assim vai dar uma percepção que o cliente estará economizando, e com certeza uma isca que vai dar certo.

Na boca do caixa que está um grande segredo do sucesso, deixe produtos de giro rápido, como bombons, chocolates pequenos, balas e chicletes como outras coisas baratinhos. Essa tática do “corredor das Lojas Americanas” pode ajudá-lo a fazer algum upsell.

 

Uma orientação para fazer a faixada da loja

Como se for um lugar muito movimentado, escolha uma faixada bem colorida, que realmente ilustre algo divertido, algo que chame a atenção de crianças, e adultos, se caso você não puder investir em ACM, que é um tipo de material mais nobre e mais durável, coloque algum com recursos luminosos, pois a noite pode ajudar a chamar a atenção.

Um bom parceiro de comunicação visual, e um designer podem e devem te ajudar com um bom projeto e as orientações de materiais que estariam adequadas ao seu orçamento ou conceito de negócio e marca.

 

modelo de fachada de doceria para servir de inspiração

Como que faço para encontrar fornecedores?

Cada região tem seus fornecedores, mas pesquise primeiro em atacados, geralmente é quase o mesmo valor do que comprar direto, pois atacados tem preços bons pelo fato de eles comprarem em grandes quantidades.

Outra opção é buscar em cidades com vendas fortes em doces próximo a sua região.

 

Revendas, parcerias e representações

Uma boa sugestão é procurar na internet, direto com as marcas que gostaria de revender, peça a elas os representantes de sua região.

Mas tome cuidado com grandes compras, no início compre o básico, pois por você não saber o volume de venda, vá devagar, não caia no papo do vendedor.

 

E nunca descarte a possibilidade

Ainda na composição do seu mix de produtos, pode ser interessante haver uma seção ou algumas boas opções de doces caseiros, artesanais e outros.

A sua loja pode ser o ponto para dar vazão ao mercado dos produtos de pessoas ótimas em produzir e com muita garra para empreender, mas que se sentem desconfortáveis em ser donos de seus negócios ou serem mais empreendedores. E está tudo bem com eles, com o tempo, todos evoluímos.

 

Dicas finais

Não esqueça também de que divulgar o seu negócio é fundamental para o sucesso. Portanto, marque presença nas redes sociais.

Além disso, pense além e em maneiras de como sua loja ser apenas um meio para algo maior. Um espaço que liga pessoas com determinadas carências a algo que as satisfaça de uma forma mais profunda que a mera transação comercial em torno de um produto conveniente.

Mas não desconsidere também de investir em boas estratégias para divulgar sua marca, afinal atrair clientes para seu estabelecimento é fundamental.

 

Tome cuidado com investimentos que não fazem sentido

Depois que você abrir a sua loja, será assediado por muitas visitas comerciais oferecendo mídia de jornais, TVs´s, revistas, jornal de bairro, panfletagem mídias digitais e etc. A recomendação é não aderir a todas opções que aparecerem, avalie o que realmente faz sentido e pode dar retorno, como um bom e velho panfleto, que sempre dá resultado, é barata e o resultado aparece de imediato.

Mas aos pouco você irá acertar e errar, isso faz parte para poder perceber as quais te darão resultado e as quais não darão, isso vai ser perceptivo com o tempo.

Agora que você já sabe como montar uma empresa no segmento dos Doces e Guloseimas, aproveite para deixar o seu comentário!


Queremos crescer ainda mais, juntamente com o seu negócio!

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Por isso, o convidamos a abrir uma filial no Smart.

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