Entenda os pilares de diferenciação e saiba como aplicá-los para se destacar no mercado.
Já ouviu falar em Loja Conceito ou uma loja que aborde primordialmente a experiência de clientes, as chamadas flagship stores?
Há duas coisas que levam a gente a fazer compras: necessidade ou desejo.
Mas e se o conceito da marca e de seus produtos for apresentado de um jeito inovador, oferecendo uma experiência tão agradável que a compra ganhe outra motivação?
Isso existe: são as flagship stores – termo que pode ser traduzido como “lojas-conceito”.
E é uma tendência mundial.
Quem entra em uma ótica, por exemplo, geralmente busca um par de óculos por recomendação médica.
Porém, como a ideia já chegou ao segmento, o cliente encontra bem mais do que lentes e armações nesses lugares, pois os ambientes e o atendimento são pensados para estimular os sentidos e transformar a compra em um momento de prazer.
Mas como começo a pensar nisso?
As flagship stores podem ser resultado da adaptação de lojas convencionais ou já nascer com essa proposta, dependendo do nível de investimento financeiro e de quão bem se conhece o público atendido.
A transformação passa por ideias simples, como perfumar levemente o local, ou pela criação de espaços específicos para o público-alvo – por exemplo, um ambiente informal para uma clientela descontraída, ou sofisticado para consumidores elegantes, entre outros perfis.
© RCHLO+ por OasisLab
Flagship store: Lá em Sampa já tem algumas
Um dos grandes destaques entre as lojas-conceito na área óptica é a unidade da Luxottica em Melbourne, na Austrália.
Criada em 2010, ela é quase um parque de diversões para quem gosta de óculos. Oferece experiências sensoriais ao consumidor, como correr em uma esteira para testar os modelos esportivos.
© Luxxotica – Melbourne – por VisionToday
Em São Paulo, as lojas Conceito da Chilli Beans tem até um espaço para espetáculos, seguindo a proposta de reunir conceitos de moda, cultura e entretenimento.
Lá em Sampa, também soubemos da Visionari – Concept Store que comercializa óculos premium de marcas internacionais, como Spektre e Illesteva.
Este aperitivo é para inspirar o seu olhar a ficar mais atento ou mesmo, romântico, para pensar em um negócio diferenciado.
Nesta matéria, produzida pela equipe do Senac, vimos potencial de abordar o tema e mostrar que existe sucesso nesta tática. Se a ideia de negócio é montada com propósito, além é claro, do mínimo conhecimento de causa do empreendedor, que deve planejar uma experiência que seja fora do comum e que cause encantamento, o resultado é iminente.
Então deixe um comentário contando seus planos e compartilhe este post com os seus conhecidos e, que podem ver valor no que tratamos aqui.
Colaboração:
Alex Dias, docente da área de óptica do Senac Tiradentes