Como Atender Bem e Conquistar Clientes
Atender bem tem tudo a ver com a retenção e conquista de novos clientes. Entenda como sua empresa pode melhorar o atendimento e ainda ter um ganho financeiro!
Ter o consumidor como aliado do seu negócio pode aumentar bastante as chances de uma nova venda. Pesquisas apontam que conquistar novos clientes pode ser até 5 vezes mais caro do que reter aqueles que você já conquistou. Atender bem é um ótimo negócio!
Pensando nisso escrevemos um post para te ajudar a ter um atendimento de excelência e, como consequência, melhorar sua captação de clientes pelo boca-a-boca.
Ao final, você ainda poderá baixar um ebook gratuito com o Guia definitivo para captação de clientes nas pequenas e médias empresas. Vamos lá?
Uma das partes mais importantes da retenção de clientes é o bom atendimento. Cada vez mais o consumidor se sente no direito de reclamar quando julga que um produto ou serviço não lhe atende bem.
Clientes insatisfeitos tem dois caminhos a seguir:
– Reclamar com a sua empresa
– Reclamar da sua empresa
Quando eles escolhem reclamar com a sua empresa, muitas vezes é necessário lidar com consumidores irritados e exigentes, que esperam que seus problemas sejam imediatamente resolvidos.
Isto pode levar o empreendedor a se fechar às críticas, dificultando ainda mais a comunicação com seus clientes. Quando esta comunicação não funciona e aparentemente não há reclamações, cria-se a falsa ilusão de que tudo está perfeito.
Contudo, isto pode ser um sinal de que o consumidor trocou silenciosamente de fornecedor, ou pior: ele pode estar reclamando da sua empresa entre seus círculos de amizade, nas redes sociais ou mesmo em órgãos de defesa do consumidor, colocando em risco a imagem do seu negócio.
Como conquistar novos clientes através do bom atendimento:
1) Não se feche às críticas
Ouça o que o cliente tem a dizer. Se ele reclama é porque ele espera que o produto ou serviço evolua e que suas necessidades sejam atendidas. No fim das contas, ele está te ajudando ao falar o que pode ser melhorado.
2) Abra canais para receber feedbacks
Por lei, toda empresa tem que oferecer um serviço de atendimento ao consumidor, mas muitas delas dificultam este acesso. Faça o contrário: divulgue os seus canais de atendimento, deixando claro que irá considerar a opinião dos seus clientes.
3) Responda aos feedbacks
Se um consumidor entrou em contato, responda-o prontamente. Pior do que não ter canais de atendimento é abrir canais e deixá-los abandonados. Muitas empresas criam perfis em várias redes sociais, apresentam e-mail e telefone, mas não são capazes de acompanhá-los. Neste caso, é melhor reduzir os canais para aqueles que sua empresa será capaz de atender.
4) Monitore ativamente se os clientes estão satisfeitos
Pergunte a eles. Isto pode ser feito pessoalmente, por telefone, e-mail ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. Faça isto regularmente e compare os resultados.
5) Não invente desculpas
Se o seu produto ou serviço falhou, reconheça o problema diante do cliente. Seja humilde para admitir que há muito a melhorar.
Investir em atividades que mantenham o seu cliente junto da sua empresa é uma ótima forma de reduzir os custos com as vendas.
Toda empresa, seja ela grande ou pequena, depende fundamentalmente de seus clientes para sobreviver e crescer. Se o cliente está satisfeito, ele poderá usar os mesmos canais para falar bem da sua empresa e fortalecer sua imagem.
Dicas finais
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